Argumento: Como escrever!


Muitos tem duvidas sobre o que é o tal do argumento, pra que serve e por qual motivo deve ser escrito. Vamos responder todas essas perguntas hoje neste pequeno faq sobre argumentos:

O que é um argumento?

R: O argumento é um documento escrito em forma de prosa, com tamanho variado, relatando todas as cenas de um filme, episodio de série, curta, etc. Ele não possui diálogos e foca principalmente em contar o enredo.

Qual a diferença de um argumento para uma sinopse?

R: A sinopse é menor, geralmente é formada apenas por uma ou duas páginas, ela é dividida em três parágrafos, cada um corresponde a um ato do filme. Ela pode ser totalmente explicita, ou seja, contar o enredo até seu desfecho, se tiver como finalidade vender um roteiro para um produtor. Ela também pode ocultar informações, se o seu destino for para o público. Já um argumento tem um tamanho variado, podendo ter várias páginas.

Pra que serve um argumento?

R: O argumento pode ter varias funcionalidades, ele pode servir para orientar a escrita e a decupagem de um roteiro, pode servir para vender um roteiro para produtoras que não tem tempo de ler um documento grande como tal, e principalmente hoje no Brasil, concorrer a editais públicos. O argumento possui força suficiente para ditar o destino de um roteiro, influenciar na sua aquisição, e se impor no mercado. É um facilitador, o profissional que sabe escrever um roteiro de 90 paginas tem que ter a mesma habilidade para resumir em 5 páginas, ou até mesmo em uma linha, no caso das loglines.

Como escrever?

R: Como dito anteriormente, o argumento é escrito em formato de prosa, isto é, como se fosse um romance, com exceção que não há diálogos neste. Ele tem que cobrir todo o filme, sem ocultar nada, cada cena deve ter uma linha, ou paragrafo própria, de forma que ajude a decupar posteriormente. Não existe uma estrutura para este, cada escritor faz do seu modo, mas seguir a estrutura de 3 atos pode facilitar para quem for ler mais tarde.

Isto é tudo, para quem achou que o argumento era um bicho de sete cabeças pode acabar se surpreendendo com a simplicidade dele na hora da escrita. Ele é um simplificador para o trabalho do roteirista, e ajuda principalmente a esclarecer o enredo de um projeto, de forma que seja mais fácil identificar erros e artifícios que não combinam com a sua história.

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com