ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Timing e Oportunidades

30.01.2019

 

Você sente que todos os seus esforços na profissão são em vão? Que os anos se passam e sua vida profissional continua estagnada? Você se sente frustrado e com vontade de gritar e jogar tudo pro alto? Esse post é pra você.

Eu sou você, 10 anos depois. Isso era o que eu sentia enquanto ficava insistindo em reclamar do sistema ao invés de fazer a minha parte para me profissionalizar. Passei anos culpando a Ancine pelo meu fracasso, culpando as políticas públicas, culpando a faculdade que era precária, culpando os outros pela minha falta de sucesso. Sempre apontando o dedo e sempre procurando culpados e inimigos externos que estavam me prendendo e me impedindo de subir na vida. As famosas "panelinhas". Tem gente que até hoje vai insistir no pensamento das panelinhas, mas isso não existe e eu vou explicar exatamente o porquê. Mais pra frente.

 

O importante agora é que minha vida só mudou quando eu parei de apontar dedos para os outros e comecei a apontar para dentro de mim mesmo. Aonde eu estava errando? O que eu estou fazendo ou deixando de fazer? Foi aí que as idéias começaram a fluir.

 

Sabe qual é a definição oficial de loucura? É tentar a mesma coisa repetidas vezes esperando resultados diferentes. Se você tenta a mesma coisa, do mesmo jeito, todos os anos, vai receber o mesmo resultado negativo todos os anos.

 

Pra conseguir o que ninguém consegue, é preciso fazer o que ninguém faz.

 

Eu uso muito essa frase e você deve estar cansado de ouvir, mas é a mais pura verdade. Quem se destaca nesse mercado é quem pega caminhos alternativos. Quem aprende com os erros e não os repetes. quem se destaca na multidão que insiste em bater nas mesmas portas.

 

Isso faz com que a gente fique tão fixado em achar a raiz do problema e tão frustrado, que a gente acaba perdendo o timing das oportunidades que se apresentam em nossas vidas. E acredite, te digo em verdade, Timing e tudo na vida. As melhores coisas que você vai experimentar serão resultado de estar no lugar certo e na hora certa.

 

Sim, existem oportunidades em todos os lugares, nós só precisamos abrir os olhos para elas. Os bondes passam e se a gente não estiver atento, a gente perde.

 

Quantas vezes você viu a data de um festival expirar e você não tinha material pra inscrever, ou aquele edital que venceu, mas seu longa não estava pronto? Ou aquele evento de mídia que você teria a oportunidade de sentar frente a frente com o seu player dos sonhos, mas você acha que não tem grana? 

 

PLANEJAMENTO. essa é a base de uma carreira de sucesso. Escreva enquanto os outros vão pra balada, prepare seu portfólio de antemão e você estará pronto para tudo o que passar na sua frente.

 

ECONOMIZE. junte dinheiro e se prepare para uma vez por ano poder participar de uma feira de mídia com um projeto diferente. Quanto mais antecedência é o seu planejamento, menos ele custa.

 

MUDE SUA MENTALIDADE. Fazer cinema não é um direito de todos, é um privilégio para quem tem garra e determinação para perseguir e se preparar para essa profissão. não é fácil, nem barato, mas não é muito diferente de qualquer outra carreira. Se fosse fácil todo mundo fazia. Em outras palavras, se você acha fácil fazer cinema, você provavelmente está fazendo errado.

 

Ser roteirista é como ser um músico independente. Você toca em restaurantes, é ignorado, toca em barzinhos, é ignorado, toca na rua, é ignorado, mas se você continuar fazendo isso, continuar sendo ignorado no timing certo a oportunidade se revela. Você só precisa de um "Sim" pra avançar, mas vai ter que aguentar milhares de "Nãos".

 

Mas e as panelinhas? Nada mais são do que os amadores que não desistiram e se tornaram profissionais. São os que se prepararam, os que planejaram e conheceram uma pessoa que tem o mesmo pensamento e os mesmos objetivos. Se você trabalha com um amigo ou colega e o trabalho sai lindo, você vai querer trabalhar com ele de novo, certo? Isso faz de vocês uma panelinha? de jeito nenhum! Pessoas querem trabalhar com pessoas em quem confiam e acreditam no talento.

 

Fique atento aos cursos, oficinas, festivais, porque são eles que vão te preparar, te colocar em evidência, te separar da multidão e te empurrar pra frente.

 

Durante o Serie_Lab em São Paulo ano passado, fui abordado por um rapaz (desculpa, esqueci seu nome) que estava frustrado porque já estava ha 10 anos na carreira, tinha feito curtas, clipes mas nada tinha mudado, continuava apertado, endividado e com uma raiva que se acumulava dentro dele. Conversamos ali e a conversa se estendeu pro bar. quarenta minutos depois, um sorriso estava estampado em seu rosto e segundo ele, estava com outra mentalidade. estava feliz por ter descoberto que existem sim outros caminhos e que só precisamos abrir os olhos pra eles.

 

Amigo, vou postar nossa foto, entre em contato que quero trocar mais idéias com você e com toda a galera. vocês são feras demais. Só gente talentosa e do bem.

 

E é isso. Fique esperto, planeje com antecedência, crie e refine um portfólio, valide-o em festivais e você já vai estar bem na frente da grande maioria de aspirantes a roteiristas que habitam esse limbo que é o início de carreira.

 

E nós estamos aqui pra ajudar.

 

Um abraço a todos!

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com