ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como escrever Webséries!

25.02.2019

 

 

O mercado web se consolidou, Netflix ultrapassou a TV aberta americana em telespectadores, novos streamings surgindo. Como se aproveitar disso? Está na hora de focar neste novo mercado de entretenimento, entende-lo e produzir para ele. Quais são as diferenças para TV e Web? Vamos responder essas e mais perguntas hoje.


Antes de tudo é bom definir qual plataforma você focará para vender seu projeto de série ou filme, é importante entender que o produto já tem um comprador predestinado, os players preferem assim, e ajuda a entender como será seu tipo de escrita, publico e até aspectos técnicos. Ao contrário da televisão que tem uma estrutura de série definida, não diferenciando qual canal será vinculado, as plataformas digitais têm suas diferenças. Veja:


YouTube – O YouTube é uma plataforma de vídeos livres, todos podem postar seu conteúdo, por tanta há muitas distrações, e tempo médio de um internauta dentro dos vídeos é pequeno. A remuneração também é baixa, vindo apenas por anúncios e patrocínios, basicamente uma televisão aberta da internet. O recomendado é escrever episódios de 10 a 15 minutos, e que tenham um tema voltado ao publico infanto-juvenil e seja barato.


Facebook – Se o YouTube distraí facilmente, a rede social faz o mesmo com maior primor, são inúmeras informações na tela, conversas, comentários atualizando automaticamente, notificações. Ufa! Preste atenção, você não consegue ficar mais que 2 minutos parado em uma pagina que ela já começa a rolar sozinha e te mostrar outras coisas que tirará sua atenção. Facebook é a plataforma ideal para promoções, tanto pra divulgar sua série em outras plataformas, ou para criar uma série patrocinada, ou seja, que tem o objetivo de vender um produto usando um recurso de storytelling. A média de um episódio é de 2 a 3 minutos.


Netflix (e outros serviços de streaming) – É ai que entramos no mercado real, se os outros acima penam pra chamar atenção, os serviços de streaming sabem como fazê-lo. Não desmereço as outras plataformas, mas é aqui que moram os verdadeiros investidores. Vamos começar a analisar a plataforma para entender o que ela quer e o que você pode oferecer.


Isto não é uma aula de webdesign, mas quero que você perceba como o site é organizado. Quando você entra nela a primeira coisa que vê é uma propaganda cobrindo metade da altura da pagina sobre alguma série de destaque da própria Netflix. Ela começa muda, ou algumas vezes com som. E se comunica diretamente com o telespectador, ela tem 3 a 5 segundos pra fisgar sua atenção antes que você role a pagina, algo semelhante ao que acontece no Facebook, onde o seu maior inimigo é o botão de rolagem do mouse. 


As séries são organizadas de duas maneiras:
1 Originais Netflix;
2 Seus gostos.


Perceba como ela só te oferece o que você gosta?! Está pode ser a ferramenta perfeita de pesquisa para quem está atrás de uma ideia para escrever. Nada mais confortável que escrever o que você quer ver. Atente-se principalmente ao que é Original Netflix dentro e fora dos seus gostos, esta é a preferencia dela para comprar uma série. Não é estranho quando percebemos que depois da febre de Stranger Things surgiram séries e filmes dentro da Netflix sobre os anos 80 ou grupos de amigos jovens? Coincidência ou uma aposta do serviço? Eu poderia escrever mais incontáveis parágrafos sobre o que a Netflix quer, mas deixarei alguns vídeos da Krishna embaixo falando sobre isso.


Como escrever para os serviços de streaming?


Se você assiste as séries da empresa a algum tempo deve ter notado como ela moldou suas preferencias para o tamanho da temporada, dos episódios e da estrutura destes, mesmo que inconscientemente. 


O que os serviços de streaming querem é que você passe a maior parte do seu tempo neles, para isso eles descobriram uma média ideal de episódios, a de 8. Em detrimento a contagem regular de 13 capítulos, 8 são melhores para espectadores que querem maratonar, pois um número divisível por 2 é mais atrativo para quem planeja ver múltiplos capítulos. Pode ser de 2 em 2 ou de 4 em 4. O tempo médio também aumentou, dos 40 minutos para completar uma grade de uma hora na programação foram pra 50 minutos, pois não há anúncios para atrapalhar, e a oferta de conteúdo é maior. Também não há mais a necessidade de inserir vários ganchos, visto que a pessoa verá tudo de uma vez e não pausadamente.


Este foi um simples resumo do que o mercado web está procurando com os roteiristas, mas é preciso estudar a fundo as plataformas para identificar qual se encaixa no seu produto, para muitos ainda é um tiro no escuro, para outros um bilhete premiado. 


Vídeos da Krishna:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/SVB3Ce2vTmk

 

https://youtu.be/TTWUcD1UT0E

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com