ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Recife forma a Primeira Turma de Roteiristas Empreendedores do Nordeste na Nova Escola de Roteiro e Negócios.

27.05.2019

 

A capital pernambucana recebeu a primeira escola de roteiro e negócios do audiovisual do Nordeste, a Recife Writers Room cujo objetivo é ensinar além da escrita criativa, entrando no mundo dos negócios do audiovisual e ajudando a formar roteiristas profissionais.

 

Escrever bem, conhecer as teorias narrativas, ler bastante e exercitar a criatividade são apenas metade do trabalho de um roteirista no mercado atual. Para vencer no Brasil e no exterior é preciso conhecer o mercado, saber como ele funciona e como se colocar na frente de um produtor ou player e oferecer a ele um produto com o qual ele possa obter lucro, movendo assim toda a maquina do audiovisual.

 

Foi com essa premissa, que Bill Labonia, um dos roteiristas pernambucanos mais premiados de sua geração trouxe para o Nordeste toda a experiência que acumulou no exterior nos últimos 10 anos, abrindo uma escola que permita que os novos roteiristas e estudantes tenham acesso a conhecimento e técnicas que eles não encontram nos cursos tradicionais no Brasil.

 

"Eu tive que sair do Brasil duas vezes nos últimos dez anos para me especializar e compreender o mercado audiovisual e como ele funciona. O objetivo da RWR é permitir que os roteiristas brasileiros, principalmente os nordestinos tenham acesso a essas técnicas e conhecimento sem precisar sair do Brasil."

 

Esse mês de maio marcou a formatura da primeira turma de Desenvolvimento de Longas. 10 roteiristas das mais diversas áreas e backgrounds trouxeram suas idéias e com a ajuda dos colegas e instrutores, cada um desenvolveu do zero seus próprios roteiros de longa metragem.

 

As aulas combinam os fundamentos da escrita criativa, com a visão empreendedora de quem quer realmente se profissionalizar. Abordamos a rotina do roteirista profissional, como escrever com prazos curtos, como fazer um pitch eficiente, o que levar para uma rodada de negócios. Como são negociados os direitos patrimoniais de cada obra. São assuntos que a quase totalidade dos cursos tradicionais ignoram e que a RWR trás com exclusividade para o Nordeste.

 

"Pra mim também é muito importante 'quebrar o eixo', permitir que o nordeste se torne um polo de desenvolvimento de roteiros e dar direcionamento aos grandes talentos que temos fora de Rio e SP."

 

Os roteiristas da turma inaugural que entraram pra história. Da esq. para a dir, de trás pra frente. Silvana Batalha, Thiago Santos, Leonardo Soares, George Filho, Patrício Jr., Andréa Cohim, Lúcio Pessoa, O Professor Bill Labonia, Raphael Souza, Raquel Medeiros e Jéssica Catunda. 

 

A Recife Writers Room traz consigo parcerias valiosas, como o Guiões, o maior festival de roteiro em língua portuguesa do mundo, o Golden Script Competition, Scriptapalooza, Los Angeles Film Awards, Serie _Lab e  Cine PE, além da parceria com o Overdrives, que recebeu a turma inaugural.

 

Na RWR, o roteirista já sai com Portfólio e competindo em competições internacionais, ou seja, é o empurrão inicial para validar seu trabalho e te inserir no mercado.

 

 

A RWR vai receber as próximas turmas de Desenvolvimento de Séries e Desenvolvimento de Longas em Agosto de 2019 e o primeiro lote de matrículas deve abrir agora em junho. São apenas 10 vagas e todas as informações estão disponíveis em www.roteiristaempreendedor.com/RWR

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com