ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

O que é a Bíblia de uma série?

05.07.2019

 

Toda série tem um norte para ser guiada, como uma produção que pode durar anos e passar na mão de vários roteiristas mantém sua coerência? Como todos os personagens já tem um passado definido desde o primeiro episódio? Por que todos os episódios seguem a mesma estrutura? Para esta e outras repostas o roteirista confere a bíblia da série, um documento com todas as informações que ele pode vir a precisar. Se você decidiu se aventurar na escrita de dramaturgia televisiva está na hora de saber o que é uma bíblia. E no final do post uma dica de como escrever a sua e se preparar para vendê-la. 


Bíblia é documento sagrado para religião cristã, ela dita as doutrinações e conta do inicio dos tempos ao fim destes. Então, logo uma bíblia de série seria a mesma coisa?! Exatamente, este documento reúne todas as informações que uma série precisa para ser escrita, sendo dividido por vários tópicos, guardando todo o universo da série, dos personagens e a estrutura de temporadas. É claro que ela também não é soberana, e pode ser atualizada com o tempo, abaixo dissertarei os principais tópicos de uma bíblia. Podemos dividi-la em:


Logline: Texto curto que resume o contexto da série no geral.


Pesquisa: Referencias que podem ser usadas para construir o universo da série, envolve as temáticas principais e faz-se necessária para não cometermos erros e incoerências.


Universo: É usado principalmente na ficção cientifica e na fantasia, serve para situarmos a localidade da nossa história e como isso pode interferir nos nossos personagens, convenhamos, o interior de Minas Gerais pode ser muito diferente da capital do Rio de Janeiro, estilo de vida, arquitetura, modo de fala, tudo isso envolve o nosso pequeno universo. Para Game of Thrones tivemos línguas inventadas com gramatica e fonogramas próprios, e tudo isso foi colocado na bíblia dela. Em Star Trek tivemos também a criação de raças alienígenas e culturas únicas. No entanto, esta parte pode servir também para descrever nossa principal ambientação. Por exemplo, a subcultura dos funkeiros mirins nas favelas de São Paulo pode ser uma delas. O que eles querem? Quais suas maiores dificuldades? Gírias, assuntos que conversam, tudo isso faz parte do nosso universo.


Personagens: Não menos importante. Aqui todos os nossos personagens serão descritos, tais como nossos protagonistas e vilões, até personagens recorrentes ou de aparições limitadas. Reservamos a descrição física, isso é limitador, a não ser que haja utilidade na nossa historia. O que nos importa é o seu passado, suas aspirações, maneira de comportar, trejeitos, falha e virtudes.

 
Estrutura: É a maneira como nossos episódios são apresentados, pode existir dois tipos de estrutura, a por episódio e a por temporada. A estrutura por temporada trilha nosso trajeto até uma conclusão e o gancho para a próxima. Já a estrutura por episódio é como dividimos os nossos elementos narrativos, algumas destas já são bem fixas, como as dos policiais procedurais, outras nós teremos que criar.


Temporada: Descreveremos aqui a história do nosso seriado, podemos fazer uma sinopse continua ou dividir por episódios, cada um com uma sinopse própria, pontuando os eventos mais importantes e como isso afetará futuramente nosso enredo.

 

...


Parece bastante coisa? Mas eu ainda falei quase nada, estamos na ponta do iceberg. Se você não se assustou com a quantidade coisas que deverá escrever e bolar então há um potencial em você para escrever sua própria série. Já imaginou seu nome como criador de uma série? Então vou te dar uma dica. Quer saber mais como escrever uma bíblia, estruturar temporadas, desenvolver personagens marcantes? Recomendo que compre o livro vermelho do Roteirista Empreendedor, lá você encontrará dicas de como escrever e vender a sua série. Não espere, acesse nossa loja.
 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com