ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como Mostrar Seus Roteiros Para Produtoras

12.07.2019

 

 Com certeza você já perguntou, ou já viu alguém perguntando isso em algum grupo de roteiro do facebook. Essa talvez é a maior dúvida de quem ainda está pensando se quer ou não ser roteirista. Como eu faço para ser visto, para ser lido pelas produtoras? Como eu mando meus roteiros para a Netflix ou para estúdios de Hollywood? Não tema, o Roteirista Empreendedor veio para responder de uma vez por todas.

 

Como mostrar seus roteiros para produtoras e players?

 

A resposta é simples: Eventos de Pitching e Rodadas de Negócio. Mas vamos entender o porquê.

 

Hoje é o melhor momento para se ingressar no mercado audiovisual brasileiro. Nunca houve, na história do nosso cinema um momento tão propício, onde as maiores produtoras e exibidoras do país estão abrindo as portas para conhecer novos roteiristas e receber novos projetos. Esse momento não vai durar muito tempo. Uma vez que as produtoras encontrem aqueles roteiristas que cumprem suas demandas, elas tendem a se fechar de novo. Um bom roteirista é artigo raro no mercado, e quem tem, tende a segurar ele pra si.

 

Pense em quantos eventos acontecem por ano. Rio2C, FRAPA, Rio Market, Serie_lab, ROTA, Nordeste Lab, Telas e muitos outros eventos promovem reuniões entre roteiristas e produtores. Cada um desses eventos é uma oportunidade para você ser visto, fazer contatos, ser premiado e elogiado e se fazer presente para as pessoas que mais importam: os produtores e players que frequentam os eventos JUSTAMENTE para conhecer um roteirista profissional talentoso e confiável.

 

Quanto tempo você imagina que esse momento do mercado vai durar?

 

Você não é obrigado a ir a todos eles, mas eu recomendo e insisto que você vá a pelo menos um evento por ano, sempre com um projeto diferente. Se você juntar dinheiro, um pouquinho todo mês, você consegue bancar uma viagem e entrada para um evento. Se você quer ser levado a sério pelos seus clientes em potencial, é preciso demonstrar o mínimo de comprometimento com a própria carreira. Se você não for capaz de investir em si mesmo, como espera que os outros invistam?

 

Então, aqui vai um guia bem mastigadinho pra você que quer iniciar a carreira como roteirista profissional e mostrar seu trabalho para as produtoras.

 

- Escreva um roteiro matador. Se você não tem ainda um roteiro, escreva e volte quando ele estiver pronto. E quando eu digo pronto, eu digo escrito, reescrito, editado, corrigido, revisado e reescrito de novo.

 

- Escolha entre os tantos festivais brasileiros que promovem pitch e rodadas de negócio aquele que melhor se encaixa no seu orçamento, com o seu produto e onde aquele player que você quer conhecer vai estar.

 

- Calcule os custos do ingresso completo, passagens e hospedagens, divida por 12 e esse será o tanto que você vai precisar juntar por mês. Procure maneiras de cortar seus custos, compre passagens com bastante antecedência, procure hotéis ou albergues com os melhores preços e descontos.

 

- Crie uma bíblia, para sua série ou um plano de negócios, se for um longa. Mande fazer alguns cartões de visita e se vista de forma apresentável. Vá para o evento com o objetivo de conhecer gente e trocar cartões. é assim que você constrói sua rede de contatos.

 

- Eventos não são necessariamente para você vender AQUELE roteiro. O seu portfólio serve apenas para provar que você de fato sabe fazer aquilo que se propõe. Se o roteiro tiver premiado, melhor ainda. O seu objetivo é SE VENDER como roteirista profissional. É conhecer gente e fazer com que essas pessoas se lembrem de você quando precisarem de roteiro.

 

- Depois do evento, envie um email, convide aquela pessoa para um café. batalhe aquele contato e tente fazer uma amizade. visite as produtoras, parabenize os executivos pelos seus novos lançamentos, mesmo que não sejam os seus. Se faça presente e pergunte sempre o que eles estão procurando. Seja a pessoa que trás soluções, e não problemas.

 

O mercado de roteiro é um mercado baseado em relações pessoais entre pessoas talentosas. não ache que seu talento é um diferencial, ele na verdade é um pré-requisito. O diferencial é como você se comporta e como você se posiciona frente a essas pessoas.

 

E finalmente, não basta só falar, você também tem que fazer. tem que matar a cobra e mostrar o pau. Tem que ter prêmios pra atestar a qualidade da sua escrita. Tem que ter resultados pra mostrar que você está acima da média.

 

Levante-se da internet, não espere alguém lhe fazer a caridade de lhe contratar. Mostre a que veio e corra atrás, porque ninguém vai correr por você.

 

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com