ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Não se Engane. O Mercado Não Vai Parar!

20.07.2019

 

Essa semana o mundo mágico do facebook estava apavorado com a notícia da mudança da sede da Ancine para Brasília e as novas políticas de Audiovisual. Pra mim, que já estou há 15 anos no mercado isso não é surpresa. 

 

Quando criei o Roteirista Empreendedor, eu criei mais do que uma marca, criei uma filosofia de trabalho. Botei na minha cabeça que o meu sucesso não depende de apoio do governo nem da Ancine. Empreender significa tomar as rédeas da carreira, usar o cérebro e encontrar meios de alcançar seus objetivos sem depender de ninguém.

 

Quem fica a mercer do governo, ou de leis de incentivo para trabalhar, fica a mercer do governo e a cada quatro anos vem o pânico. Será que tal governo vai acabar com meu sustento? Quem se apóia exclusivamente no governo está sujeito a isso.

 

Por outro lado, quem olha para frente e empreende está livre e não se abala com essas mudanças, pois sabe que seu sustento depende exclusivamente do seu próprio trabalho.

 

Há 15 anos que eu vejo gente que vive de reclamar, tentando culpar outros pela falta de progresso na carreira. Há 15 anos eu escuto as mesmas coisas das mesmas pessoas, que estão estagnadas todo esse tempo, reclamando ao invés de trabalhar.

 

Não cabe a mim defender ou acusar governo nenhum. Não me incluo em polarização nem em guerra ideológica. Eu sento a bunda na cadeira e faço o meu trabalho sem depender de ninguém e é isso que eu ensino para os meus alunos, como se destacar e construir uma carreira sem depender do governo nem de aprovação da classe artística. Trata-se de liberdade, de se libertar de algemas ideológicas e correr atrás do seu próprio sucesso. Não deixe que mudanças de governo acabem com seu trabalho. Busque soluções fora da política. Empreenda!


O mercado não para. Você acha que a Netflix vai parar de produzir para esperar a decisão do governo brasileiro? Você acha que as produtoras vão fechar as portas sem apoio da Ancine? Você acha que os grandes players vão declarar falência a cada quatro anos? 

O mercado não para. Ainda bem! Enquanto alguns param o que estão fazendo para reclamar, outros seguem tocando a vida e a carreira, fechando contratos, fazendo networking e ocupando os espaços de quem para pra reclamar.

 

Estamos em um momento de transição, onde o cinema nacional vai estar cada vez mais regulado pelo mercado, onde cada filme terá OBRIGAÇÃO de gerar lucro e retorno de bilheteria. Isso é o que todo mundo que defende uma indústria de cinema no Brasil quer, uma indústria que se sustente para que um dia  ninguém precise depender de governo nenhum, nem de leis de incentivo para trabalhar. 

 

O mercado não parou e não vai parar. Os players continuam buscando projetos e mandando briefings. Os eventos continuam acontecendo, as pipelines continuam lotadas, quem trabalha continua trabalhando e quem reclama continua reclamando.

nada mudou.

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com