ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Canais do YouTube para Roteiristas!

05.08.2019

 

O YouTube se tornou hoje uma das principais plataformas de distribuição de conhecimento e entretenimento, ultrapassando até mesmo a TV aberta nos EUAs, com uma vasta biblioteca de tutorais e aulas gratuitas de qualquer matéria, ficou mais fácil estudar e aprender algo novo. Qualquer um pode colocar seus vídeos lá, e convenhamos, quem nunca pesquisou um tutorial nele? Seja pra arrumar uma peça quebrada, aprender a mexer no photoshop ou fazer uma receita. 


O YouTube também pode ser uma ótima ferramenta para nós, roteiristas, hoje vou sugerir alguns canais – alguns em inglês – para ajudar na sua escrita. Vamos lá?

 

Entre Planos: Vamos começar falando de um canal brasileiro, o Entre Planos é um canal que fala de cinema em geral, na maioria das vezes analisando temáticas dos filmes. Apresentado por Max Valarezo ele segue a forma de vídeo-ensaio, ou seja, apresenta cenas de filmes com uma narração off por cima. O canal continua na ativa e postando vídeos semanalmente. 


Every Frame a Paiting (inglês): Ao meu ver, este canal inspirou o Entre Planos, ele segue o mesmo formato de vídeo-ensaio, mas fala mais de composição de cena, atuação e montagem, indo além do roteiro, um excelente canal pra entendermos que nada que está na cena é desperdiçado ou está apenas por estar, nos ajudando a compreender coisas invisíveis no primeiro momento. Infelizmente o canal já encerrou suas atividades, contudo seus vídeos ainda estão lá para serem assistidos, muitos inclusive com legenda em Português.


Imprensa Mahon: Já conhecido de muitos daqui, apresentado pela Krishna Mahon, ex-diretora de conteúdo da A&E, expõe dicas de mercado para produtores e roteiristas novatos, feito através de entrevistas com os maiores players do Brasil e de fora. Krishna sempre traz entrevistas recheadas de informações valiosas com muito bom humor, perguntando o que os canais querem e o que evitar a fazer.


Lessons from the screenplay (inglês): Canal gringo, formato vídeo-ensaio, comenta os principais filmes e roteiros, fazendo analises, apontando artifícios de escrita, quando ou não usar. Posta vídeos sazonalmente, aproximadamente 2 por mês, grande parte deles possuem legendas em português e outros pelo menos em inglês, para quem está aprendendo o idioma, mas ainda não domina as pronuncias. 


Quadro em Branco: Tá certo, este aqui não tem muito a ver com cinema ou roteirismo, mas seus vídeos-ensaios evidenciam e comentam as principais temáticas por trás de obras dos quadrinhos, cinema, música e entre outros. É importante que um roteirista reconheça que toda arte tem algo a falar, assim como seus próprios roteiros tem um tema central.


Storytellers (inglês): Mais um da variedade vídeo-ensaio, o destaque deste canal é a sua série “Como ser criativo”, que dá dicas de como abandonar a procrastinação e botar a mão na massa.


Nerdwriter (inglês): É como uma versão gringa do Quadro em Branco, fala além do cinema. Comentários inteligentes e analises minuciosas. 


Now You See It (inglês): Outro destes canais que analisam cenas e temáticas de roteiros. 
 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com