ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Os 5 Jeitos Mais Fáceis de Fracassar Como Roteirista.

11.08.2019

 

Existem vários caminhos para se tornar um roteirista profissional. Esses são alguns, que segundo profissionais calejados da indústria, são o caminho mais rápido para o FRACASSO.

Por isso, se você pratica algum desses ítens, está na hora de rever seu plano de carreira enquanto há tempo.

 

1. NÃO ESCREVER.

Você escreveu um roteiro há cinco anos atrás e de lá pra cá nunca mais tocou no computador para nenhum trabalho criativo. Vive em função de um trabalho passado pensando que se ele não virar, nem adianta escrever outro. Esse é sem dúvida o maior erro, segundo Lee Jessup, roteirista e autora do livro "Getting it Write" Um guia interno da indústria para roteiristas. "Um roteirista precisa estar constantemente criando conteúdo novo sempre se desafiando a ser melhor que o anterior.

 

2. NÃO ACEITAR FEEDBACK

Você tem um apego emocional ao seu material e não aceita críticas. Você se pega constantemente pensando "Essa pessoa não sabe de nada" e esse é outro grande erro. Todo feedback é importante, do leigo ao profissional. Até mesmo quem não tem experiência, pode dar sua opinião de público. Para ter sucesso na carreira o roteirista precisa ter a pele grossa para lidar com críticas e rejeição e aprender o que fazer com críticas pesadas para transforma-las em melhorias no seu produto.

 

3. NÃO PARTICIPAR DE CONCURSOS

Você acha que festivais que não sejam Oscar e Sundance não valem de nada a não ser para massagear o ego do roteirista trouxa que paga para participar de competições internacionais. Esse é um erro tão básico, e tão comum. O trouxa, na verdade é quem pensa isso, já que gasta todo seu tempo e energia desmerecendo o circuito de festivais ao invés de entender para que serve um prêmio e como capitalizar e cima dele. Imagine a seguinte situação. Dois roteiristas disputam um job para um longa metragem. Os dois são estreantes, mas um deles tem vários trabalhos premiados em várias partes do mundo e outro não tem nada para mostrar além de roteiros que não passaram por nenhum crivo profissional. Quem você acha que leva vantagem nessa competição? Quem é o trouxa agora?

 

4. ACHAR QUE SABE DE TUDO

Você aprendeu roteiro há 10 anos atrás e acha que sabe tudo o que precisa fazer. Questiona tudo e todos que desafiam seus dogmas e se recusa a se atualizar. O mercado mudou muito na última década e o roteirista que não estuda e não se atualiza, fica para trás. Para saber o que o mercado pede e as novas convenções dos diversos gêneros é preciso estar sempre antenado e buscar ativamente conhecimento adicional.

 

5. NÃO LER

Você não gosta de ler. nem livros de ficção nem manuais técnicos nem roteiros. Pra você, basta assistir filmes que tá tudo certo. Errou feio, errou rude. Um roteirista que não lê é um chef que não come. Roteirista se alimenta de leitura e é sua obrigação - no mínimo - consumir a mídia que você produz. Isso significa ler o máximo de roteiros que puder por as mãos.

 

Você faz ou conhece alguém que pratica um ou mais desses pontos? Se sim, é hora de rever seus conceitos, pois o mercado é muito disputado e só os melhores conseguem se destacar.

O que você acha? concorda? discorda? Quer adicionar um ponto? Deixe um comentário e compartilhe com seu amigo que precisa dessas dicas.

 

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com