ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Os 10 Tipos de Histórias que você vai escrever (e assistir).

30.08.2019

 

Blake Snyder divide as histórias em 10 gêneros ou categorias em seu livro "Save the Cat, O último livro de roteiro que você vai ler". Segundo ele é possível contar qualquer tipo de história partindo de 10 princípios básicos. Vamos lista-los aqui.

 

1. MONSTRO NA CASA (Monster in the House)

São três componentes primários: Monstro, Casa, e Pecado.

Um herói culpado é obrigado a salvar um grupo de pessoas encurraladas de serem mortas por um monstro que ele mesmo libertou sem querer.

 

Pensamos logo de cara, em Evil Dead, Massacre da Serra Elétrica, etc, mas o "monstro" não precisa ser necessariamente um monstro, e a "casa" também não precisa ser uma casa. Qualquer filme que tenha como elementos, um protagonista tentando salvar outras pessoas de um antagonista superior, como Alien e Tubarão por exemplo.

 

2. O POMO DE OURO (Golden Fleece)

Três componentes principais: Estrada, Equipe e prêmio.

Um herói determinado deve liderar um grupo de aliados para recuperar um troféu precioso através de uma jornada perigosa que não era o que o herói esperava.

 

O mais óbvio são os filmes de esportes, onde um time luta pelo título sob a liderança de um jogador/treinador, ou histórias que giram em torno de competições em geral. Se o objetivo do protagonista é conquistar um título, troféu ou tesouro, esse é o arquétipo. Podemos citar aqui "Dirty Dancing", "Coach Carter" e "Um Sonho Possível".

 

3. SAÍDO DA GARRAFA (Out of the Bottle)

Três componentes: Desejo, Feitiço e Lição.

Um herói ambicioso precisa aprender como desfazer um feitiço que ele/ela mesma desejou antes que o desejo se torne uma maldição.

 

Talvez Alladin venha a cabeça, mas o sentido é muito mais amplo do que isso. "Quero ser Grande", "17 Outra vez" e até mesmo o nacional "Socorro, Virei uma Garota" se enquadram nesse arquétipo. Muito conhecido também como "Cuidado com o que você deseja".

 

4. UM CARA COM UM PROBLEMA (Dude with a problem)

Três componentes: "Herói inocente", "Evento repentino" e "Vida ou Morte".

Um herói relutante deve sobreviver a todo custo enquanto ele/ela é arrastada a uma situação de vida ou morte que ele/ela não esperava e não tem como escapar.

 

Se você leu "dude with a problem" e sua mente o levou imediatamente a "O grande Lebowski"... Parabéns, porque esse é um excelente exemplo. Um "cara/mina" normal que precisa sobreviver a uma situação inustitada. "Perdido em Marte", Náufrago e até mesmo "Cara cadê meu carro?".

 

5. RITUAL DE PASSAGEM (Rite of Passage)

Três componentes: "Conflito pessoal", "Solução errada" e "Aceitação".

A única maneira de um herói conflituoso para superar uma crise pessoal é enfrentar seu pior inimigo: ele/ela mesma.

 

Histórias de amadurecimento são típicos ritos de passagem. Um menino que se torna homem ou uma menina que se torna mulher. Esse arquétipo se amplia quando pensamos em filmes com temática militar, e até mesmo filmes como "Clube da Luta" são grandes exemplos, assim como "Conta Comigo".

 

6. BROMANCE (Buddy Love)

Três componentes: "Herói incompleto", Contraparte e Complicação.

Um herói inadequado precisa superar uma situação extremamente difícil para estar com seu parceiro/parceira igualmente diferente que é o único/única que pode lhe trazer paz.

 

Apesar de se referir como "buddy love" em homenagem ao subgênero "buddy cop", estamos falando de mais do que duplas de policiais que não se bicam. Claro que temos os "Maquina Mortífera", "K-9" e até a graphic novel "Devil Girl e Daniel". se você ainda não conhece, clica AQUI ;)

 

7. POR QUE? (Whydunit)

Três componentes: Detetive, segredo e uma virada sombria.

Um herói teimoso precisa revelar a verdade sobre um mistério antes que ele/ela seja engolido pela escuridão que ele/ela mesma está tentando revelar.

 

A base do cinema noir e das histórias de detetive, mas também se aplica a histórias que envolvem um segredo sombrio que é exposto e ameaça o próprio protagonista. Histórias de máfia, crime e mentira também entram nesse balaio. "Janela Indiscreta" e o nacional "Bellini e a Esfinge" são alguns exemplos.

 

8. O TRIUNFO DO FRACO (Fool Triumphant)

Três componentes: Tolo, Padrão e Transformação

A única maneira de um herói inocente de vencer o preconceito de um grupo é mudar ele/ela mesma sem perder a sua identidade.

 

"O poder estava dentro de você o tempo todo". Essa é uma frase comum nesse tipo de história, mas que também significa mais do que isso. Histórias que falam sobre minorias, pessoas com deficiências e qualquer tipo de preconceito ou desafio aos padrões da sociedade se encaixa. Também conhecido como "Quando o mais fraco vence". "Erin Brockovich" e "Uma Lição de Amor" se encaixam.

 

9. INSTITUCIONALIZADO (Institucionalized)

Três componentes: Grupo, escolha e sacrifício.

A única maneira de um forasteiro salvar sua individualidade é indo contra os muitos que querem absorve-lo em seus grupos

 

Filmes de prisão, ou guerra, quando existem prisioneiros envolvidos. Podemos ampliar o sentido para filmes que falam de um "peixe fora d'agua" como "avatar". Mas o exemplo mais clássico é, claro, "Um Sonho de Liberdade".

 

10. SUPER-HERÓI (Superhero)

Três componentes: "Super Poderes", Inimigo e sacrifício.

Um herói extraordinário deve derrotar um inimigo com poder superior usando os mesmos poderes que o separam do mundo que ele deseja salvar.

 

Escolhendo salvar o mundo, Superman revela os poderes que o tornam diferente e o impedem de ter uma vida normal. Assim como os super-heróis, isso vale para qualquer um que tenha dificuldades em ser aceito. A única forma de proteger seus aliados é sendo aquilo que faz de você diferente deles.

 

Gostou? Tem alguma sugestão? Deixe aqui seu comentário e vamos bater esse papo!

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com