ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Roteiristas Brasileiros Indicados no México!

 

Acontece no início de Outubro o Festival de Cinema de Oaxaca, no México, uma das competições mais importantes do circuito independente.  Junto com o festival de cinema, vem também o Global Script Challenge, uma competição de roteiros não-produzidos que revela talentos e os aproxima do mercado.

 

Esse ano, o Concurso de roteiro conta com três roteiristas brasileiros entre os finalistas. Guilherme Sadeck Cunha, de brasília, Bill Labonia, de Recife e Regiane Margonar Reis, de Araraquara, interior de São Paulo. O que mostra a força e o momento que vive o cinema nacional em termos de reconhecimento e destaque internacional. Hoje, mais do que nunca é preciso celebrar essas vitórias e mostrar que a arte e o trabalho falam mais alto do que qualquer governo.

Bill Labonia escreveu o longa The Old Bug no Canadá. Uma história sobre um conflito de gerações entre um garoto e seu avô, que tem um velho Fusca como pano de fundo. Uma história de amadurecimento que fala como mesmo os mais extremos conseguem se encontrar em algum lugar no meio do caminho. Quando voltou para o Brasil, a história foi traduzida e adaptada para nossa cultura e já foi fisgada por duas produtoras, a Paisagem Filmes e a Maria Rosa Produções que adquiriram os direitos de produção. "Essa já é a 10 seleção do Velho Fusca e esses prêmios, sem dúvida tornam o projeto atrativo para produtoras." diz Labonia, que concorre em duas categorias. Melhor Longa Geral e Melhor "Coming of Age" (filmes de amadurecimento).

 

Guilherme Sadeck Cunha tem algo em comum com Bill Labonia além do nome (ambos se chamam Guilherme). Eles se formaram na mesma escola de roteiro no Canadá e foi lá que Guilherme (O Sadeck) escreveu seu primeiro roteiro de longa, "Mack, Arnold e o Twixler". A história de um garoto que vive no mundo da imaginação e faz amizade com um homem com deficiência intelectual. "Enquanto um foge do abrigo, o outro foge da casa de repouso. Eles deixam suas vidas para trás enquanto um foge do futuro e o outro do passado." É assim que o próprio Guilherme define sua história.

Esse foi seu primeiro roteiro e ele recebe essa segunda seleção com muito ânimo. Ele conta que foi graças a uma professora que o incentivou a participar de festivais que ele se inscreveu. "A professora tinha pedido para colocar em alguma competição, nem que seja para agradá-la. Eu achei que Oaxaca não estava com o valor tão alto e inscrevi." Guilherme também ficou em sexto na Fellowship do Scriptapalooza, uma das mais prestigiadas do mundo.

 

Regiane Margonar Reis conta que teve a idéia de escrever o longa "O Segredo de Isabel" após assistir a uma série na Netflix. "Quando terminei de ver a série, fiquei refletindo sobre os enganos humanos a respeito do amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Deus não é castigo. Deus é aceitação e acolhimento. A partir daí, a história veio forte à minha mente com começo, meio e fim." conta Regiane.

 

Regiane é formada em direito e pós graduada em direito constitucional, caiu no mundo dos roteiros meio que de para-quedas. "Amo contar histórias e não poderia deixar a vida passar sem fazer o que mais me completa." Essa é sua segunda final no México, a quarta seleção no total.

 

"Eleonora, a linda e rebelde filha do caseiro, é enviada a um convento, apaixonando-se por uma ingênua e pura freira chamada Isabel. O amor entre as duas eclode, quando um padre nada vocacionado ao celibato se coloca entre elas." Esse é o palco de "O Segredo de Isabel"

 

A décima edição do Oaxaca Film festival acontece de 4 a 10 de Outubro, em Oaxaca, no México.

 

Mais informações no site oficial do festival www.oaxacafilmfest.com

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com