ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como ter ideias brilhantes para longas e séries (Tata Amaral)

18.09.2019

 

Quer aprender a como ideias brilhantes de longas e séries? Vou confessar que tremi na base pra conversar com Tata Amaral, foi ela que pavimentou o caminho do cinema brasileiro para a posição de prestigio mundial que temos hoje. Talvez você não saiba, mas certamente foi influenciado por uma obra dela. Eu sei exatamente quais mudaram a minha vida e meu jeito de enxergar o mundo.

Em nossa conversa Tata repassa seus principais de sucesso e explica por quais motivos histórias tão diversas como “Um Céu de Estrelas” e “Antônia” tiveram vida longa.

Nessa conversa ela chama atenção para a necessidade de criar obras genuínas, para construirmos nossa própria linguagem enquanto povo. Pra ela a inspiração e o interesse do público surgem quando damos voz a nossa diversidade.

Foi uma honra, foi uma aula, e você não pode perder!

 

Veja o vídeo até o fim para não perder nenhum detalhe, compartilhe com todos seus colegas e não economize nos joinhas e sininhos.

Siga a Imprensa Mahon em todas as plataformas:
🎬Facebook: https://www.facebook.com/ImprensaMahon/
📽Instagram: @imprensamahon


TATA AMARAL
É uma das mais talentosas e premiadas realizadoras da cinematografia recente. Com seus longas-metragens, conquistou mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação de linguagem e meios, tendo realizado diversas vídeo instalações e curtas-metragens. Seu longa-metragem de estreia, “Um Céu de Estrelas” (1997), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, além de ter recebido um total de 18 prêmios no Brasil, Estados Unidos, Itália, Cuba e França (inclusive de melhor filme nos festivais de Boston e Trieste). Seu longa-metragem, “Antônia”, inspirou a serie de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao EMMY/2007. Em 2007, lançou o livro “Hollywood: Depois do Terreno Baldio”, contos e relatos de histórias colhidas durante a pesquisa para o filme “Antônia”.

 

TANGERINA ENTRETENIMENTO
Criada em 2006 pela premiada cineasta Tata Amaral em parceria com Caru Alves de Souza, da novíssima geração de realizadoras audiovisuais brasileiras, a Tangerina Entretenimento já mostrou o seu trabalho no Brasil e no exterior. Entre seus parceiros estão a Globo Filmes,  HBO Latin American Originals, TV Cultura, SESC TV, O2 Filmes, Coração da Selva, Primo Filmes.

Sua obra se destaca por trabalhar histórias densas com um olhar feminino e sensível: a ditadura militar, o abandono de menores de idade e a homossexualidade são tema de alguns dos filmes da produtora. Em seu currículo estão os premiados “Antônia”, exibido nos festivais de Berlim, Roterdã, Toronto, Miami International entre outros; “Hoje”, grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2011, o curta metragem “Assunto de Família” exibido em mais de 20 festivais em todo o mundo e distribuído em diversos países, “De Menor”, primeiro longa-metragem de Caru Alves de Souza e ganhador do prêmio de melhor filme no Festival do Rio e exibido em festivais internacionais como Biarritz, San Sebastian e Chicago latino Film Festival e “Trago Comigo”, longa-metragem criado a partir da série homônima produzida em parceria com a TV Cultura que será lançado em 2016.

Além dos longas-metragens a produtora também produziu curtas como: “Causando na Rua” série documental em 13 episódios para o canal CINEBRASiLTV “Rua!” série documental de 13 episódios, “Tic Tic Tati” série de três videoclipes, “Agarro a Ti” videoclipe, “De Menor Making Of” making of, “Assunto de Família” ficção, “O Mundo de Ulim e Oilut” ficção, “Vestígios” documentário, “Carnaval dos Deuses” ficção, “Grandes Personagens Brasileiros – Cristiano Mascaro” documentário e “Antônia – o Making Of” making of.

 

KRISHNA MAHON
Indicada ao Emmy, rompeu a barreira do linear e está cuidando da estratégia de conteúdo para os canais pagos da BAND e também para o digital. Como diretora de conteúdo dos canais History, A&E, Lifetime e H2 por oito anos, emplacou sucessos de audiência, assim como nos seis anos que trabalhou na Discovery Networks. Entre diversos prêmios, Krishna tem um APCA, 24 PROMAX, New York Festivals e Aurora Awards. É criadora do Imprensa Mahon, canal multiplataforma com dicas sobre o setor audiovisual, entrevistas com players, produtores e roteiristas de cinema, TV e VOD.

 

IMPRENSA MAHON
A Imprensa Mahon é um canal sem fins lucrativos, que busca compartilhar conhecimento para capacitar estudantes, roteiristas e produtores a brilhar no audiovisual. Entrevistamos profissionais de destaque nas diversas áreas da TV, do cinema e das plataformas VOD, todos lindos e altruístas, dispostos a contar os segredos que aprenderam no caminho.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com