ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Qual o Verdadeiro Papel dos Festivais de Roteiro?

23.09.2019

 

 

Dezenas de brasileiros têm se destacado em festivais de roteiro mundo afora, e enquanto eles colhem os frutos dessas conquistas, outras pessoas consideram uma roubada participar de concursos, e chegam ao extremo de chamar de "cilada". Mas afinal, qual é o papel dos festivais e concursos internacionais?

 

Eu não acredito que ninguém que trabalha no meio audiovisual, em sã consciência pensa em não celebrar as vitórias e os destaques dos profissionais brasileiros lá fora, porque isso é um tiro no pé tanto do profissional quanto pra indústria. Acredito que existe um mal entendido da função dos festivais que é muito compartilhada por aí.

 

Muitos acham que um concurso de roteiro serve para abrir as portas do mercado para novos roteiristas, e não estão errados, mas é a forma como essas portas são abertas é diferente.

 

Quando você ganha um festival de roteiro, independente de ter prêmio em dinheiro ou em produtos de patrocinadores, você ganha um laurel e um certificado de mérito. Esse certificado (que pode ser um troféu, uma placa, um papel, atesta que naquele ano, dentre os inscritos naquele festival, você foi o melhor.

 

Mas o que eu faço com isso? Se você não sabe, provavelmente nada vai acontecer depois que você ganhar um prêmio, porquê o prêmio em si não faz nada sozinho. É você quem tem que saber usar suas credenciais a seu favor, pois antes de ter trabalhos no currículo, seu portfólio é tudo o que você tem para mostrar serviço e provar que sabe escrever a nível profissional.

 

não adianta pensar muito no mercado americano. precisamos trabalhar em cima da NOSSA realidade aqui no Brasil. O fato é que nós não temos festivais de roteiro o suficiente para dar conta da quantidade de roteiristas que temos, por isso, aqueles que querem acelerar seu destaque e seu caminho para o mercado, buscam destaque nos festivais internacionais como uma forma de se separar da legião de amadores que lotam o mercado.

 

Quando você ganha um prêmio e fica sentado em casa esperando algo acontecer, nada acontecerá. Agora se você sair ativamente comemorando, procurando conhecer pessoas para colocar seu roteiro premiado na frente delas, é bem possível que isso acelere o desenvolvimento da sua carreira. Isso porque o mercado PRECISA de roteiristas que realmente saibam escrever e sejam dedicados a profissão.

 

Porque roteiro é profissão, não é hobby.

 

Na hora de selecionar um roteirista para um job, o roteirista premiado sai na frente 100% das vezes. Quando você é um roteirista independente que quer aparecer para o mercado, mas não tem experiência comprovada pra mostrar, o que você faz? entrega um currículo vazio? um roteiro que ninguém leu e que não passou por nenhum crivo profissional de um concurso ou consultor? Não, você usa os seus prêmios para mostrar que o seu trabalho já foi lido e avaliado e cada um daqueles laurel é um selo de aprovação que você recebeu naquele trabalho. Isso já te dá assunto pra falar e já preenche seu currículo.

 

na hora de preencher aquele formulário pra conseguir uma bolsa pra estudar fora, ou para fazer um mestrado, os prêmios com certeza te dão vantagem aos olhos de um corpo de jurados. Mostram pra eles que você leva a sério a carreira e que está ativamente criando e sendo reconhecido por isso e não simplesmente esperando algo acontecer. Pessoas pró-ativas passam MUITO na frente do passivão que fica sentado no computador sem entender porque ninguém o descobriu ainda.

 

E o principal, que muita gente ignora, é que o trabalho do roteirista é criar com qualidade e regularidade. Isso significa que não basta ter um roteiro só premiado, é preciso criar um corpo de trabalho que foi validado em festivais e que vão servir como cartão de visita sempre que você for se apresentar pra alguém. 

 

Quando você manda um email, dizendo que seu trabalho foi premiado na Holanda, Inglaterra, Índia ou EUA, esse e-mail tem MUITO mais chance de ser aberto do que os milhares de outros de amadores que não tem nada para mostrar, mas estão pedindo oportunidade.

 

Quando você cria com regularidade e é premiado com regularidade, o mercado passa a te enxergar de forma séria, como um profissional da área. Não dá pra subestimar o poder das redes sociais. Hoje em dia, você tem um alcance para impactar as pessoas que trabalham na indústria que você quer trabalhar. Sempre que você ganha um prêmio e posta nas redes sociais, seus colegas da área curtem e comentam. Os colegas deles curtem e comentam e logo, pessoas importantes do mercado estão cientes das suas vitórias.

 

Outra coisa muito importante, é que a mídia se alimenta de histórias como essa. Principalmente a mídia local. Por isso, sempre que você ganhar um prêmio, procure a mídia local, ofereça a sua história e se tiver condições, procure uma assessoria de imprensa para te colocar em evidência. Todos os dias, jornais locais, blogs e periódicos estão falando sobre jovens locais que foram premiados do outro lado do mundo. Isso é um prato cheio para a mídia local e principalmente para quem quer seguir os mesmos passos.

 

Tem também a questão dos resultados de busca online, que muitos nem sabem como o google pode te ajudar na sua carreira.

 

Você já buscou seu próprio nome no Google? Experimente uma vez ou outra. Quais são os resultados que aparecem que não foram gerados por você e suas redes sociais? São esses resultados que vão construir sua relevância no algoritmo.

 

Cada prêmio, cada seleção oficial, cada final que você ganha, gera um resultado de busca apontando para o seu nome. Quanto mais você ganha, mais resultados você gera, e se você sabe como funciona o algoritmo do Google, ele cataloga resultados por relevância de acordo com o número de links externos que apontam pra ele.

 

Isso significa que se alguém colocar no google "roteirista em belém", o cara de Belém que ganhou prêmios internacionais vai aparecer nessa busca com mais relevância do que os que não tem nada. Cada nota em jornal ou blog falando sobre você, vai gerar um resultado e isso mostra que o seu trabalho é relevante na comunidade especializada.

 

Mas como me certificar que os concursos são legítimos e que vão me ajudar?

Existem três pontos cruciais para você pesquisar sobre um concurso de roteiro.

 

1. Quem é o fundador? É da indústria? Quais seus resultados?

2. Quem são os juizes. Estamos falando de profissionais da área ou simplesmente estudantes ou cinéfilos?

3. Quem são os vencedores? Eles foram premiados? Foram divulgados?

 

Respondendo essas três perguntas de forma clara é a forma que você tem de buscar destaque ao redor do mundo.


E você? o que acha? Já ganhou algum prêmio? Nunca? Como você busca ganhar destaque na sua carreira?

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com