ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

As Séries Mais Assistidas da Netflix

23.10.2019

 

A Netflix divulgou recentemente os dados de audiência de suas séries. Esses dados são especialmente importantes para nós, criadores de conteúdo que fazemos análises de mercado todos os anos para entender as tendências e preferências do público. Analisar o mercado é parte fundamental da profissão.

 

Com essas informações em mãos, podemos nos preparar, e até mesmo prever o futuro próximo das séries.

 

10º lugar – Elite, 20 milhões de espectadores
9º lugar – Olhos Que Condenam, 25 milhões de espectadores
8º lugar – Disque Amiga Para Matar, 30 milhões de espectadores
7º lugar – Unbelievable, 32 milhões de espectadores
6º lugar – Nosso Planeta, 33 milhões de espectadores
5º lugar – Sex Education, 40 milhões de espectadores
4º lugar – Você, 40 milhões de espectadores
3º lugar – La Casa de Papel, 44 milhões de espectadores
2º lugar – The Umbrella Academy, 45 milhões de espectadores
1º lugar – Stranger Things, 64 milhões de espectadores

 

Em primeiro lugar, disparado, está Stranger Things. A obra nostálgica dos irmãos Duffer chegou para revitalizar o gênero e criou uma grande tendência, a de produtos com crianças nos anos 80. Embora a série se mantenha firme em primeiro lugar, a terceira temporada teve uma considerável queda de qualidade, deixando muitos fãs decepcionados. Será que a Netflix vai entrar em controle de danos ou será que ela solta mais ainda a "coleira" dos irmãos Duffer? Os números do ano que vem vão dizer.

 

Mas analisando essa lista, podemos concluir que:

 

- O foco do mercado é, sem dúvida, séries voltadas para o público adolescente/jovem adulto. Stranger Things e Umbrella Academy apostam em temáticas de fantasia e sci-fi enquanto Sex Education e Elite trazem pontos de vista diferentes sobre a vida dos adolescentes. La Casa de Papel, embora não tenha a mesma temática, é uma série que encontrou a maioria de seu público entre os mais jovens, já que se trata de rebeldia contra o sistema, temas fortes para qualquer nova geração.

 

O destaque aqui está para Nosso Planeta, em sexto lugar, mostrando que documentários têm o seu espaço entre os melhores. A série de documentários sobre a natureza foi mais assistida do que muitas séries famosas. 

 

Unbelievable e Olhos que Condenam trazem temas bem atuais que também se relacionam diretamente com os jovens. As séries tratam do mesmo tema, mas de pontos de vista diferentes. Em Unbelievable, uma adolescente é violentada por um psicopata e precisa lidar com a falta de credibilidade que recebe das autoridades. Já em Olhos que condenam, uma jovem é estuprada em um parque e imediatamente, todos os homens negros que passavam por ali se tornam suspeitos. Aqui são os homens que lidam com a falta de credibilidade do sistema e das autoridades.

 

Você também entra na categoria mistério e investigação centrado em personagens. Séries de baixo orçamento que tratam de conflitos íntimos de alta identificação. Você trata de uma atração, que se torna obsessão. Esse tipo de série que tem como pilar principal os personagens são excelentes para o mercado. São baratos de produzir e tendem a catapultar seus protagonistas ao estrelato, pois é uma série que dá chance para os atores brilharem.

 

Disque Amiga para Matar foca no público feminino, e traz a história de duas mulheres que, depois de perderem seus parceiros, encontram uma na outra a energia e a cumplicidade para seguir em frente. A série ainda traz elementos que a aproximam de Você, a trama paralela da pessoa que talvez não seja quem ela diz que é.

 

A voz do público é a voz de Deus. Com isso fica bem fácil entender o que o público quer assistir, pois é nisso que os grandes players vão investir e é ISSO que eles estão procurando.

 

Podemos ver que todas as séries da lista conversam entre si de uma forma ou de outra, o que prova as tendências e preferências do público da plataforma. Conteúdo voltado para adolescentes e jovem adultos, para mulheres, temas que tratam de discussões atuais e tramas de mistério.

 

Por isso, se você pensa em criar novos conteúdos para a Netflix, é importante prestar muita atenção nessa lista e criar algo novo, fresco e relevante, que dialogue com as tendências, mas que seja original. Que seja semelhante ao que existe no mercado, mas ao mesmo tempo diferente.

 

Parece complicado? É porque é. Não é a toa que o mundo todo estuda gostos e costumes do público através da audiência da TV. Hoje, na era do streaming não poderia ser diferente.

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com