ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

REtrospectiva 2019

 

O Último dia do ano é reservado para refletir no que foi feito e planejar o ano seguinte. 2019 foi um ano generoso, com bastante trabalho. Me trouxe resultados espetaculares e mostrou que eu posso voar ainda mais alto se continuar me aperfeiçoando. É quando você se dá conta de que todo o seu esforço e sacrifício está valendo a pena. Mas para chegar na vitória, a gente tem que engolir muitas derrotas e essa é a parte que ninguém vê. Pra que está de fora, pode parecer fácil, mas só quem vive essa vida de artista profissional sabe o quanto a gente apanha antes de começar a vencer.

 

O ano começou com a realização de uma meta que eu já tinha estabelecido lá atrás, em 2018, que era a de dar um curso de roteiro gratuito para alunos carentes. Através da parceria com o governo municipal, levei a oficina de roteiro para o COMPAZ EDUARDO CAMPOS, que fica no Alto de Santa terezinha, no Recife. Foram quatro dias de aulas presenciais onde cada aluno pode aprender a base de como criar, formatar e vender conteúdo para múltiplas mídias. O objetivo era dar voz a pessoas para que elas possam contar suas próprias histórias.

 

 

Tive o prazer de dar uma palestra em parceria com a Livraria Cultura e o teatro Eva Herz sobre Formas Alternativas de Distribuição e Como Ganhar Dinheiro com Curtas, que é o resultado de um estudo que fiz quando estava fora do Brasil, conversando com profissionais que conseguiram monetizar suas carreiras com sucesso com base em curtas. Foi uma experiência muito boa onde pudemos injetar um pouco mais de empreendedorismo na arte e discutir formas de ganhar dinheiro com nossas propriedades intelectuais.

 

O meu roteiro de longa O Velho Fusca foi adquirido pela Paisagem Filmes e pela Maria Rosa Produções depois de uma temporada frutífera no circuito de festivais internacionais. Foram 10 prêmios e indicações em grandes festivais, como o Los Angeles Film Awards e o Canada international Film Festival. Estou muito ansioso para ver esse longa ganhar vida.

 

 

Concretizei um grande sonho, que era abrir uma escola de roteiro no Recife, a primeira do Nordeste, a Recife Writers Room que veio com uma proposta focada em criar roteiros e empacota-los para o mercado brasileiro. A primeira turma teve 10 roteiristas, que desenvolveram 10 roteiros de longas originais. Fizemos leituras de mesa, trocamos feedbacks e foi uma experiência fantástica para todos os envolvidos.

 

Foi publicado o livro infantil que tive o prazer de escrever para a Editora Belas Letras, Meu Pequeno Tricolor, que faz parte da coleção Pequeno Torcedor, da Editora Belas Letras. Aqui pude escrever sobre o meu time do coração, o São Paulo e criar uma história onde a criança pudesse se ver ali dentro. Linda experiência, que me trouxe pra dentro do mercado de conteúdo infantil meio que sem querer.

 

Com isso, fui contratado para desenvolver um longa de animação infantil para a Spirit Animation. Tive o prazer e a responsabilidade de criar uma história e dar voz a personagens já consagrados.

 

Fechei parceria com o CINE-PE, onde repeti minha palestra e pude conhecer muita gente boa.

 

fechei parceria com o ROTA - Festival do Audiovisual. infelizmente uma emergencia de saúde me impediu de participar do debate no evento, mas ano que vem estarei lá.

 

Estendemos nossa parceria com o Serie_Lab, onde também palestrei sobre como inscrever projetos em eventos internacionais. Esse ano foi a melhor edição do evento até agora, onde além da palestra pude também participar das rodadas de negócio e apresentar projetos para grandes produtoras. Fiz contato com muita gente e muitas portas do mercado se abriram esse ano. foi lindo!

 

No segundo semestre fui contratado para escrever o maior projeto da minha carreira. a cinebiografia do atleta paralímpico Daniel Dias. Pude mergulhar de cabeça na história do maior medalhista olímpico do mundo e um ícone brasileiro. Um filme lindo que estamos preparando pra vocês, que fala sobre superação das pessoas portadoras de deficiência.

 

Fui Semi-Finalista do Los Angeles CineFest com o roteiro O Velho Fusca.

 

Fui Semi-Finalista no Los Angeles International Screenplay Awards, um dos mais disputados de Hollywood com o mesmo roteiro de longa.

 

O Fusca também venceu em sua categoria no Mountain Film Festival

 

Venceu o prêmio de melhor roteiro no Canada International Film Festival. Meu amigo e colega Rafael Peixoto também venceu nesse mesmo festival na categoria piloto de séries e fomos os únicos Brasileiros a vencer no ano.

 

Finalista do Rome Independent Cinema Festival, fazendo jus ao sangue italiano dos Labonia.

 

Finalista no Oaxaca Film Festival, no México, um dos maiores festivais do ano. Tiveram outros brasileiros na premiação, foi um grande ano para todos nós.

 

Foram inúmeras consultorias, trabalhos de tradução. Li centenas de roteiro esse ano, escrevi um curta O Guará, uma minissérie Recife Noir e um  Longa Documentário Recife de Rodas, todos os que já estão no meu portfólio 2020.

 

Muitos projetos legais que bateram na porta, muitas oportunidades se apresentando. Pela primeira vez na vida e na carreira eu posso terminar um ano com otimismo, porque vejo pela primeira vez todas as peças se encaixando, todos os objetivos ficando cada vez mais tangíveis.

 

E tudo começou há 6 anos atrás quando eu resolvi realmente levar a minha carreira a sério, me dedicar a ela integralmente e viver de roteiro. Hoje, 100% de toda a minha renda é oriunda da escrita criativa e apesar de ser uma profissão difícil e incerta, hoje eu posso me orgulhar de ter realizado a primeira fase do meu plano de carreira.

 

Lá atrás, em 2005, quando entrei na faculdade de cinema, meu objetivo era um só: Quero viver disso. Não queria ser o cara que trabalha no restaurante e faz cinema como hobby. Queria ganhar dinheiro e tirar meu sustento disso, mesmo com todo o mundo dizendo que viver de cinema no Brasil era impossível. Se fosse pra ouvir a opinião dos outros eu nem teria começado. Hoje eu estou aqui, vivendo disso. não cheguei aonde quero chegar, mas estou bem longe de onde comecei e é isso que me motiva a seguir em frente.

 

Que 2020 traga mais oportunidades e mais resultados positivos para todos nós! E uma indústria auto-suficiente com filmes, séries trabalhos e oportunidades para todos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com