ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como construir Suspense

06.01.2020

 

O mestre do suspense cinematográfico Alfred Hitchcock já dizia que para se construir uma cena de suspensão você deve criar estabelecer um ambiente e criar uma apreensão no público. O suspense provém da antecipação de um acontecimento que sabemos a possibilidade de ele ocorrer.

 

Vamos começar por estabelecer um ambiente, isto é, na composição do mise-en-scène qualquer elemento serve para criar um ambiente sufocante e que deixe não só a audiência inquieta, assim como os personagens. Este ambiente opressor pode ser qualquer um, até um escritório de uma hospedaria como no clássico Psicose de 1960.

 

Ao entrar no Motel Bates, Mary é recebida por Norman em sua pequena sala, ao fundo percebemos vários pássaros taxidermizados, o que já foi comprovado refletir o estado de espirito de Norman, há pássaros em posições mais passivas, e aqueles mais ofensivos, alinhado a figura dos pássaros, com Norman e o ângulo de câmera baixo, percebemos que ele é um homem estranho e potencialmente perigoso.

 

Apesar de ser uma informação rasa, já estamos atentos que algo pode vir a acontecer, sendo provado posteriormente no filme.

 

 

 

Parafraseando o próprio Hitchcock, se um grupo de pessoas se encontra em um restaurante para conversar, e de repente a mesa explode, teríamos no primeiro o impacto, já que estávamos alheios a bomba debaixo da mesa, todavia, se mostrarmos a bomba antes dos personagens chegar, criaremos sim uma situação de suspense, pois não estaríamos mais alheios.

 

Criar suspense é administrar informação. E existe apenas três formas de fazer isto:

 

A audiência e o personagem sabem o mesmo: Acompanhamos as descobertas junto com o cast.

O personagem sabe mais que a audiência: São planos e informações ocultadas que só será revelado posteriormente ao público.

A audiência sabe mais que o personagem: Exemplo dado acima, temos informações ao qual os personagens são ignorantes.

 

Mas nada indica que apenas o terceiro cria o suspense, em Janela Indiscreta (1954), acompanhamos as descobertas junto com Jeff. Em tramas politicas quase sempre estamos um passo atrás dos planos dos personagens, mas ainda há sobra para reviravoltas.

 

E aí, este post te ajudou a esclarecer o processo de escrita de suspense? Ainda tem dúvidas? Então entre no nosso grupo de FaceBook e vamos discutir mais sobre escrita criativa, Hitchcock e suspense.

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com