ROTEIRISTA

EMPREENDEDOR

Como se Colocar no Mercado?

14.01.2020

 

Vez ou outra alguém pergunta em um grupo de facebook como dar o primeiro passo para entrar no mercado e é bombardeado com respostas do tipo "O mercado é fechado" ou "Precisa fazer parte da panelinha". Curiosamente, quem expressa esse tipo de resposta são justamente as pessoas que não fazem nada para ajudar a si próprios, criam uma ilusão fantasiosa onde todo mundo é malvado e eles são os gênios incompreendidos. Acredite, quem diz que o mercado é fechado é porque nunca bateu na porta.

 

O mercado audiovisual brasileiro está mais aberto do que nunca, não importa quantas histéricas digam o contrário. Não existe desmonte do audiovisual, nem guerra contra a cultura. Nunca houve um momento tão bom para ingressar no mercado, principalmente para roteiristas e criadores. Pela primeira vez na história as produtoras abrem as portas para os reles mortais em vários eventos durante o ano onde você pode levar seus projetos, conhecer gente da área, apresentar seu trabalho e fechar negócios com as maiores produtoras e players do mercado. Isso parece um mercado fechado pra você?

O ano começa com o R2C, que é sem dúvida  maior evento do país, onde você vai para fazer networking e realizar rodadas de negócios. Depois tem o Frapa, em Porto Alegre, O Rio Market, NordesteLab e o fantástico Serie_Lab em São Paulo. Cada um desses eventos é uma porta aberta para você mostrar do que é capaz. Mas não adianta ter as portas abertas se você não tem o que mostrar.

 

Parece óbvio ter que dizer isso, mas ROTEIRISTAS ESCREVEM ROTEIROS. Esse é o produto final do NOSSO trabalho. Não o argumento, não a sinopse e muito menos uma idéia. Se você não tem um roteiro matador pra mostrar, volte todas as casas e comece de novo.

 

A responsabilidade de criar algo de qualidade e de acordo com as demandas do mercado é SUA. Não adianta reclamar que ninguém lhe dá oportunidade para mostrar seu talento, porque primeiro você mostra o talento e depois é que surgem as oportunidades.

 

E como você mostra seu talento? Escrevendo roteiros que sejam capazes de ganhar prêmios. Acredite, se seu roteiro não é capaz de vencer um concurso de roteiros, ele provavelmente não está pronto para o mercado.

 

Networking é importante, conhecer gente, trocar cartões de visita, sair da zona de conforto.

 

Não se deixe enganar por quem nunca fez nada. Trilhe seu próprio caminho, plante suas próprias sementes pra na hora da colheita você ter o que colher.

 

 

 

 

Please reload

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

Contato

Av. Bernardo Vieira de Melo, 2143 lj 07 

cxpst 023, Jaboatão dos Guararapes-PE

54410-010

roteiristaempreendedor@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© Copyright 2015 Roteirista Empreendedor

Labonia Photo & Video LTDA. - www.roteiristaempreendedor.com

Contato Imprensa e Apoio - roteiristaempreendedor@gmail.com