Como Realizar um Pitch para a Netflix



É Indiscutível que as séries que estreiam na Netflix se tornam ícones culturais para seus milhares de assinantes.


A Netflix descobriu que investir em séries originais atraiu milhões de espectadores para sua plataforma, o que é uma excelente notícia para os roteiristas.


Enquanto mais e mais serviços de de streaming surgem e precisam de ideias originais, a possibilidade de ter sua série produzida e exibida pela gigante do streaming é maior do que nunca.


No entanto, ter a chance de ter sua série escolhida é uma competição acirrada. Por isso, você precisa ter um ótimo conceito antes de ter a chance de fazer um pitch para a Netflix.


Como fazer um pitch para uma plataforma de streaming?


O Diretor de Talento Criativo da Netflix, Christopher Mack falou sobre como preparar um pitch matador para a Netflix no El Gonna Film Festival 2021, no Egito. Ele diz que PERSONAGEM é, muitas vezes, mais importante do que o piloto em si.


"Essa mudança está fazendo com que pessoas venham consumir nosso conteúdo. Seu trabalho é fazer algo engajante e interessante. Imagine Walter White," diz Mack. "Os espectadores desenvolvem um relacionamento com os personagens; esse engajamento depende se eles se identificam com o personagem ou não. Do contrário eles não vão se importar."



Ele ainda adicionou, "O que o público pede mais? Sexo na adolescência? Escândalos familiares? Em alguns países, esses temas são sensíveis, mas vai mais além. Quanto mais autêntico você for para a sua própria cultura, melhor o conteúdo vai viajar. Especialmente durante a pandemia, onde as pessoas estão "viajando" assistindo as nossas séries."


Ele adicionou que ter um relacionamento com a estrela da série também ajuda muito.


Mack falou sobre um Pesquisador que estudou as maiores séries e concluiu que um bom teaser pode te levar muito longe. "Ele me disse: Imagina que você está indo a um encontro as cegas. Assim que você entra no restaurante e olha pra outra pessoa, na sua mente você já decide se vai haver um segundo encontro ou não. Se você vender uma história pra gente, Os executivos vão lhe pedir para contar bastante história nas primeiras cenas. No final do piloto, o espectador deve saber quem é o protagonista, o que ele quer, seus conflitos centrais, as dinâmicas chave e as regras básicas daquele universo."


"Sejam sádicos. Não importa o quão doces ou inocentes sejam seus personagens, faça com que coisas horríveis aconteçam com eles, para que o leitor, ou o espectador vejam do que eles são feitos."


"Os espectadores desenvolvem um relacionamento com os personagens; esse engajamento depende se eles se identificam com o personagem ou não. Do contrário eles não vão se importar."


Identifique e crie conteúdo único e original.


É crucial ter uma ideia original que funcione dentro do modelo de negócios da Netflix. Nem todas as ideias podem se tornar séries episódicas:


  1. Você precisa de um conceito que vá atrair audiência.

  2. Você precisa criar uma série que possa ser desenvolvida em uma produção viável.

  3. Crie um conceito de série que vá manter a audiência engajada por 10 episódios, que é a duração de um original Netflix.

É essencial que você crie sua própria ideia. Se o seu conceito não for original, você vai perder o seu tempo e não vai conseguir atrair a atenção do público.


Desenvolva seu cenário e seus personagens.


O conceito de série deve ter uma ambientação única e personagens interessantes. Você precisa focar que a ambientação é tão importante quanto os personagens e tem um papel essencial no seu projeto.


Crie um documento que contenha todas as informações essenciais da série, assim como perfil de personagens, incluindo suas características físicas, personalidade e arco dramático. Esse documento vai facilitar o trabalho do diretor e produtores de elenco na hora de fazer o casting.


Escreva o roteiro do piloto.


Agora que você criou seu elenco, plot e ambientação, é hora de escrever o roteiro do episódio piloto. Você precisa ter o roteiro para provar que é capaz de escrever conteúdo de alta qualidade.


Escreva Episódios adicionais.


Serviços de streaming têm interesse em saber como a série vai se desdobrar depois do primeiro episódio. Agora que você tem o piloto, você pode focar em escrever mais alguns episódios pra mostrar o desenvolvimento dos personagens e da narrativa.


Como fazer o Pitch da sua série.


É essencial ter seu conceito finalizado e vários roteiros completos. Aqui estão as principais dicas para fazer o pitch da sua série para a Netflix.


Resuma sua série de forma clara em menos de um minuto.


Da mesma forma que seria em um pitch de elevador. Você precisa conhecer a história da série e resumi-la em 30 segundos, ou em menos de um minuto.


Busque produtores, agentes e profissionais da industria que têm um relacionamento prévio com a Netflix.


É importante ter em mente que a Netflix não aceita material não solicitado. Como ela diz em seu site, "Netflix apenas aceita submissões através de um agente literário licenciado, um produtor, advogado, empresário ou executivo com quem a empresa já tenha um relacionamento prévio. Qualquer coisa fora disso é classificado como "não solicitado."


Tire um tempo e escreva uma lista de nomes de profissionais com quem você gostaria de trabalhar e busque maneiras de fazer um networking com essas pessoas. Nós recomendamos frequentar festivais e mostras de cinema, webinários e festivais, mesmo que online. Faça parte de grupos de profissionais da área nas redes sociais e use-os para se conectar com essas pessoas. Não se esqueça de ter certeza que são profissionais legítimos, não mande seu pitch para todo mundo a torto e a direito.


By Project Casting - February 16, 2021

O MELHOR PONTO DE PARTIDA

PARA NOVOS ROTEIRISTAS

fd11_Banner_220x220.jpg